Artigos

Obon Yasumi – Feriado de Obon 

Os japoneses acreditam que quando as pessoas morrem, elas se tornam divindades. Eles acreditam que tratar bem seus ancestrais traz boa sorte, eles cultuam e chamam para perto especialmente nessas ocasiões!
 
Obon ( お盆 ) ou simplesmente Bon ( 盆 ) é uma tradição budista muito importante no Japão.
Os japoneses acreditam que os espíritos de seus ancestrais voltam para suas casas para se reunir com sua família durante o Obon.
Para isso, eles sinalizam os túmulos e as casas para guiar seus mortos para junto da família.
 
Por esta razão, esta data é um momento onde as famílias se reúnem ou retornam para suas cidades natais.
Aeroportos, rodovias expressas e terminais de ônibus ficam lotados.
 
Antigamente, o Obon era comemorado no dia 15 de julho, mas hoje em dia, ele é comemorado em diferentes datas em diferentes regiões do Japão.
Entretanto, na grande maioria das regiões, Obon é celebrado por volta do dia 15 de agosto, normalmente inicia no dia 13 e termina no dia 16 de agosto.
 
Nessa data, os japoneses limpam suas casas e os túmulos dos seus antepassados, além disso colocam uma variedade de oferendas, como:
 
  1. legumes e frutas para os espíritos, ​​em frente a um altar budista (仏壇 /Butsudan).
  2. Podem também ser colocados arranjos de flores e lanternas (盆提灯 / Bonjōchin ).
 


No primeiro dia acontece o Mukae bon ( 迎え盆 ), lanternas ( Bonjōchin ) são acesas dentro das casas, segundo a crença, elas servem de sinalizador, para ajudar o ente querido a voltar para o lar.

Já com as lanternas acesas, eles vão até onde ficam os túmulos da família para chamar os espíritos de seus ancestrais de volta para casa.

Por isso nessa época do ano sempre vemos essas lanternas pra vender nas lojas de departamento.

No último dia há o Okuri bon ( 送りお盆 ), é quando as pessoas conduzem os espíritos dos ancestrais de volta para o túmulo usando lanternas com velas acesas para guiar os espíritos ( 灯篭 – Tōrō ).

COSTUMES   

  • 盆踊り- Bon Odori  É uma dança amplamente praticada nas noites de Obon.
    Existem diversos estilos de dança que variam de região para região.
    As danças de Obon Odori , são realizadas em locais como parques, jardins, santuários ou templos.
    A maioria das pessoas vestem ゆかた (Yukata / Quimono de verão).
 
  • 灯篭流し – TŌRŌ NAGASHI é tradicionalmente realizado em várias regiões do Japão.
    O Evento acontece ao anoitecer do último dia de finados.
    Os participantes soltam lanternas (Tooro) contendo velas acesas e o nome dos falecidos no Rio ou no Mar, para homenagear e guiar as almas dos antepassados de volta ao mundo dos mortos.
    Antigamente, os japoneses não entravam na água durante os dias do Obon, porque segundo eles, a água é o meio utilizado para que as almas venham e depois retornem para o mundo dos mortos, e se na volta o espírito encontrasse alguém na água, essa pessoa poderia ser confundida com espírito e poderia ser carregada para junto deles!
    Hoje em dia, os jovens já não obedecem mais tanto esse costume. Tanto que praias, rios e cachoeiras estão sempre lotados.
    É importante salientar que cada região do Japão comemora de forma singular o feriado de finados!
    Em Hiroshima por exemplo, a tradição é usar as lanternas de papel, a versão mais aceita é de que ainda na era Edo, um casal perdeu sua filha e sem dinheiro para construir uma lápide a altura, eles fizeram lanternas para que ela não se perdesse durante a viagem de volta para casa.
    Ainda segundo este costume, quando é o primeiro obon daquele ente querido, a lanterna tem que ser da cor Branca, pois é mais fácil deles acharem, dizem que muitas almas ficam perdidas nos primeiros anos, por isso é tão importante fazer tudo certinho!
    Nos anos seguintes as lanternas podem ser coloridas de vermelho.
 

Compartilhe nas suas redes sociais.

Novos artigos