Artigos

Creche Japonesa

Como funciona o sistema da Creche Japonesa? 

0-2 anos = Crianças cujo as famílias são isentas de impostos (renda anual de ¥2.500.000 ou menos por ano) será gratuito.
Cobertura será até ¥42 mil/mês.

3-5 anos = Gratuito.
As despesas cobradas diretamente da creche/pré-escola: como taxa de ônibus escolar, merenda, eventos, não mudam.

Yōchien = a partir do dia em que a criança completa 3 anos.

Hoikuen = a partir da classe de 3 anos (em abril, depois de completar 3 anos) que passará a ser gratuito.

Instituições e serviços que entram nesta medida

  1. 幼稚園 – Yōchien: Instituições do bem-estar infantil, com ambiente adequado para a idade de 3 anos até o ingresso para a escola primária, com instalações educacionais para promover o desenvolvimento mental e físico. Pré-escola.
  2. 保育園 – Hoikuen: Instituições do bem-estar infantil, que cuidam de crianças caso os pais ou familiares não tenham condições de cuidar da criança em casa. Por motivos de trabalho ou doenças. Creche.
  3. 認定こども園 – Nintei Kodomoen: Instituições que têm funções e características de ambas as partes de hoikuen e yōchien.
  4. 認可保育所 – Ninka Hoikusyo: Instituições que são reconhecidas pelo governo, baseado na lei de bem-estar infantil.
  5. 小規模保育 – Syōkibo Hoiku: Atividades de cuidados infantis em pequena escala. Idade de 0 ~ 3 anos.
  6. 家庭的保育 – Kateiteki Koiku: Atividades de cuidados infantis, onde os cuidadores tomam conta de crianças em suas próprias residências, ou em outros locais, em escala pequena, e com crianças de várias idades.
  7. 居宅訪問型保育 – Itaku Hōmongata Hoiku: Babá 
  8. 事業所内保育 – Jigyōsyonai Hoiku: Instituições de empresas que oferecem cuidados infantis para os filhos dos funcionários e outras crianças da região, que necessitam de cuidados em creches.
  9. 企業主導型保育事業 – Kigyō Syudōgata Hoiku Jigyō: instituições de empresas onde oferecem cuidados infantis, e que têm o sistema flexível conforme a necessidade do trabalho dos pais.
  10. 預かり保育 – Azukari Hoiku: É um sistema em que os pais podem utilizar pra deixar a criança antes ou depois do horário normal. E também aos sábados e domingos, e em período de férias longas. 4 horas normalmente.
  11. 認可外保育 – Ninkagai Hoiku: Instituições que não são reconhecidas pelo governo. Não se enquadram na lei do bem-estar infantil.
  12. 認証保育施設 – Ninsyō Hoiku Shisetsu: Instituições de cuidados infantis estabelecidas de acordo com o padrão de Tóquio. Ex. horários mais longos de funcionamento. Podem ser utilizadas à partir dos 0 anos. 
  13. ベビーホテル – Baby hotel: Instituições que cuidam de crianças à partir das 20:00, o que inclui da criança dormir no estabelecimento, ou quando mais da metade das crianças que utiliza a instituição, ou temporário durante o dia.
  14. 病児保育事業 – Byōji Hoiku Jigyō: Instituições que cuidam de crianças que estão doentes ou que estão se recuperando.
  15. ファミリー・サポート・センター事業 – Family Support Center Jigyō: É uma organização onde faz a ponte e o contato entre pessoas que precisam que cuidem dos filhos e pessoas que desejam cuidar de crianças.
  16. 障害児通園施設 – Syōgaiji Tsūen Shisetsu: Instituições para crianças com algum tipo de deficiência.

*Crianças que utilizam o azukari hoiku: Será feita a averiguação novamente, para se certificarem de que a criança necessita de cuidados em creche. E a mensalidade será gratuita no máximo entre 26mil ienes a 37mil ienes, dependendo da situação.

*Crianças que frequentam ninkagai hoiku shisetsu: Também será feita uma averiguação para certificarem-se de que a criança necessita de cuidados em creches/pré-escolas. Em média a mensalidade é de 37 mil ienes, portanto até esse valor vai ser garantido. -As instituições que não são reconhecidas pelo governo precisam notificar-se para o estado, e têm de atender aos padrões de orientação e supervisão que é determinado pelo país. Porém, como uma medida transitória, tem o período de 5 anos, mesmo a instituição não atendendo aos padrões de orientação e supervisão, poderá ser gratuita.

Fonte: PDF explicativo
Postagem original na Página do SOS Mamães no Facebook em 30/10/2018.
Edição e postagem: Editor.

 

Compartilhe nas suas redes sociais.

Novos artigos