Artigos

Shuubun no Hi (秋分の日) - Equinócio de Outono.

O Equinócio de Outono de 2021  será no dia  23 de setembro (4:20 am).

A partir deste período, o Sol nasce no Leste e se põe exatamente no Oeste, e os dias e as noites tem a mesma duração de 12 horas, havendo um equilíbrio entre eles.

Assim como o Shunbun no Hi (春分の日) – Equinócio da Primavera, o Shuubun no Hi (秋分のし) – Equinócio do Outono, se dá quando o sol cruza a Linha do Equador, a partir do Norte para o hemisfério Sul.

Nessa data em diante, os dias passam gradativamente a serem mais curtos do que as noites, no hemisfério Norte.

O Shuubun no Hi ( 秋分の日) é o início do Outono no Japão, quando os dias ganham temperaturas mais agradáveis e a natureza oferece uma paisagem deslumbrante, num misto de cores amarelo e vermelho.

 

 

Para muitos de nós, é apenas sinal que acabou o Verão, e que é chegada a hora de se preparar para os dias frios que virão pela frente, né?

Mas os Japoneses, especialmente os mais antigos, comemoram este dia não só porque o clima fica mais ameno mas também pelo seu significado espiritual.

Neste âmbito, existem alguns costumes conservados até os dias de hoje.

Assim como no Obon, durante o Equinócio do Outono eles visitam os túmulos de seus ancestrais, deixam flores, incensos e comidas tradicionais como ohagi (Massa de feijão azuki recheada com arroz doce), sushi, onigiri, entre outros.

O período de 3 dias antes, e 3 dias depois do Shunbun no Hi, é chamado de Higan” ou Ohigan, que significa “alcançar a outra margem”, que neste caso seria o Nirvana, ou seja, o céu, o paraíso, ou ainda a libertação da alma.

FONTE: Vidas sem Voltas, Japão em Foco
Edição e publicação: Editor

 

Compartilhe nas suas redes sociais.

Novos artigos