Você conhece a síndrome do ninho arrumado?
Segundo um estudo publicado na revista Evolution & Human Behaviour, o desejo de uma gestante limpar, organizar e colocar a sua vida em ordem pode ser um instinto primitivo que objetiva proteger o bebê que vai chegar em breve.
Este impulso é conhecido por síndrome do ninho arrumado.
A síndrome do ninho arrumado pode ser definida como um estado de hiperatividade, muito frequente nas últimas semanas de gravidez, especialmente em mães de primeira viagem que estão prestes a entrar em trabalho de parto.
Estas mães fazem todo o tipo de trabalhos de casa, para que tudo esteja “preparado” quando o bebê chegar.
Por exemplo: limpar tetos, polir o chão, arrumar os armários de uma maneira diferente ou pintar os quartos de outras cores.
As mulheres também se tornam mais seletivas em relação a suas companhias, preferindo apenas passar tempo com as pessoas em quem confiam.
Em resumo, ter controle sobre o ambiente parece ser um ponto chave para a maternidade, incluindo decisões sobre aonde o parto irá acontecer assim como quem poderá acompanhar o parto.
Aparentemente esse impulso é mais intensificado no terceiro trimestre.
No reino animal outras fêmeas, como pássaros, tem comportamento semelhante, fazendo seus ninhos (por isso pode ser também chamado de nidificação ou aninhamento).
Embora para cada mulher seja diferente e isso possa ser experimentado em diferentes níveis de intensidade, é comum este sentimento em muitas gestantes.
Como saber se você tem está com a síndrome do ninho arrumado?
Algumas situações são comuns em mães que apresentam a síndrome do ninho arrumado.
Entre elas podemos citar:
É muito importante que as mães saibam que, se fazer tudo isto as faz ficarem mais calmas, podem fazê-lo com normalidade. Mas nunca é bom ficarem obcecadas. O ideal é darem prioridade às coisas importantes e pedirem ajuda com as tarefas domésticas para não fazerem esforços em excesso. Ainda, as últimas semanas de gravidez devem ser dedicadas, principalmente, a cuidarem de si e a prepararem-se para o parto.
Se você tem a síndrome do ninho arrumado, o melhor será encarar o assunto com naturalidade usando o instinto mas tentando canalizar essa hiperatividade para não acabar esgotada.
E aí, se identificou em algum aspecto?
Fonte: Fetalmed
Edição e publicação: Editor.
Игры На Игровой Площадке С Настоящими Ставками – Азино Рабочее Зеркало На Сегодня
Artigos Creche Japonesa Como funciona o sistema da Creche Japonesa? 0-2 anos = Crianças cujo as famílias são isentas de impostos (renda anual de ¥2.500.000 ou menos por ano) será gratuito.Cobertura será até ¥42 mil/mês. 3-5 anos = Gratuito. As despesas cobradas diretamente da creche/pré-escola: como taxa de ônibus escolar, merenda, eventos, não mudam. Yōchien […]
Artigos Help Mark (ヘルプマーク) – Marca de SOS A “Help Mark” é uma identificação que foi criada pelo Departamento de Saúde e Bem-Estar de Tokyo, para pessoas que tem algum tipo de necessidade especial, como por exemplo: pessoas que usam próteses, doenças crônicas, em casos de início e/ou gravidez de risco e etc. Doenças […]
Artigos Bousai Radio (防災ラジオ) – Radio de prevenção a desastres Já imaginou acabar a bateria do celular num dia que ocorra um desastre natural? Desesperador né? Mas calma, com um bom planejamento e prevenção, diminuímos muito o risco disso acontecer, vamos aprender? Já sabemos que um fator determinante em caso de um desastre, é uma […]
Artigos A LENDA DO COELHO DE JADE Há muitos, muitos anos atrás, um sábio da Lua decidiu visitar a Terra. Ele queria saber qual animal era o mais generoso. Para tanto, disfarçou-se de um faminto mendigo e pediu a raposa (Kitsune), ao macaco (Saru) e ao Coelho (Usagi) por um pouco de comida. O macaco […]